segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Papel social e Estatuto social em acção

1. "Identificar o aluno com o aprendente é impedi-lo de pensar o papel que os adultos lhe atribuem e o modo como o estudante vive esse papel; é esquecer que o "ofício" de aluno é consignado às crianças e aos adolescentes como um ofício "estatutário", do mesmo modo que um adulto é mobilizado pelo Estado para se apresentar perante o júri, ou para ingressar no exército.Juridicamente, o trabalho escolar está mais próximo dos trabalhos forçados que de uma profissão livremente escolhida. Uma fracção dos alunos faz da necessidade virtude e realiza, sem dificuldade, o seu percurso escolar; outros resistem abertamente e desencadeiam a fúria dos que lhe "querem bem"; outros, ainda, fingem aderir às regras do jogo".
Philippe Perrenoud, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar

a) Confirma a tese do ofício "estatutário" de aluno consultando os artº 90º e 91º (p. 55) do Regulamento Interno. * Backup
-De inicio, é esperado que cada aluno cumpra os seus deveres e tenha direito aos seus direitos, embora grande parte deles apenas respeite dos direitos, não cumprindo os seus deveres (ser assiduo e pontual, respeitar os professores, colegas etc...) e nada lhes é imposto em muitos desses casos, referindo também o seu maior dever que é o estudo, para garantir o seu futuro académico e social.
b) Explica porque uma fracção dos jovens “fingem aderir às regras do jogo”, utilizando a metáfora do ofício e os conceitos sociológicos apropriados. -Existem diferentes tipos de alunos, os que cumprem os seus deveres (bons alunos) que estudam, chegam a horas ás aulas, etc... há os alunos intermédios, que apenas cumprem uma parte, podem chegar a horas, ir ás aulas, mas que não estudam o que é esperado e tiram notas não tão boas, e existem por ultimo os maus alunos, que não cumprem a maior parte dos seus deveres.
c) Identifica três grupos sociais no texto e classifica-os quanto ao conteúdo, amplitude e duração utilizando a classificação de GURVITCH.

2. No início da entrevista de François Dubet (primeiras 5 linhas) este sociólogo francês refere como motivo para ter experimentado ser professor, a sua desconfiança relativamente a “um tipo de encenação um pouco dramática” que os professores fazem do seu trabalho.
Comenta esta encenação utilizando conceitos sociológicos.
-François Dubet ao afirmar que os professores fazem uma “encenação um pouco dramática” da sua profissão quer dizer que através da incompetência e a má qualidade de trabalho por parte dos professores tornam um trabalho que através da cooperação com a turma poderia ser bom e simples em algo desastroso. Desta forma os professores afirmam haver uma  impossibilidade de trabalhar devido aos alunos não quererem progredir e culpando apenas os alunos pelo mau desempenho e se desta forma conseguirem ensinar (ao difamar, de certa forma, os alunos) com estes alunos então se tivessem “melhores” alunos tudo correria muito melhor.


3. "No final das contas, achei que a descrição que os professores entrevistados faziam na pesquisa era bastante correcta.Realmente, a relação escolar é a priori desregulada. Cada vez que se entra na sala, é preciso reconstruir a relação: com este tipo de alunos, ela nunca se torna rotina. É cansativa, cada vez, é preciso lembrar as regras do jogo; cada vez, é preciso reinteressá-los, cada vez, é preciso ameaçar, cada vez, é preciso recompensar (...)"
Entrevista de François Dubet (pouco antes do meio)
Comenta a multiplicidade de papéis desempenhados por Dubet (investigador e professor) do ponto de vista:
a) do necessário distanciamento que a Sociologia exige ao investigador;-É necessário um certo distanciamento, para um estudo mais amplo da realidade em causa, o que se pode revelar um obstaculo a Dubet.
b) da necessidade que o investigador tem de compreensão da realidade para melhor a explicar.-Dubet tem facilidade de explicar esta realidade, pois é professor desta matéria.

4. "Talvez eu pudesse dizer que sentia dificuldade [em ensinar semstress] porque meu status social me permitia dizê-lo sem ter o sentimento de vergonha. Pode ser mais duro para um professor iniciante".
Entrevista de François Dubet
Explicita o conceito de estatuto adquirido, comentando Dubet.
-“Ao desempenho desses papéis, consequência de sucessivas acções desenvolvidas pelos indivíduos corresponde o estatuto adquirido”
(Blog de sociologia)

Tal como François Dubet diz, para um professor que já tem esse estatuto adquirido devido a sucessivas acções feitas pelo individuo é mais fácil leccionar, tem sempre o seu estatuto. Ao contrario de um professor iniciante que ainda não lhe foi atribuído estatuto, mas com o tempo pode-lhe ser adquirido um. 

*5. O estatuto social codifica padrões de comportamento.
a) Indica cinco padrões de comportamento associados aos bons alunos, partindo da amostra do livro Ser Bom Aluno, ‘Bora Lá?-Tirar duvidas quando necessário; Estar atento no decurso da aula; Tirar apontamentos; Estudar frequentemente; Empenhar-se na realização das tarefas.

b) Indica cinco comportamentos esperados de um bom professor, utilizando os testemunhos recolhidos por FELOUZIS.
-Ajudar os alunos, tanto os que compreendem quanto os que não compreendem; falar com clareza; fazer respeitar-se; explicar sem levantar a voz; Imponha as suas leis de inicio.

*6. Distingue as representações sociais do bom professor das expectativas do bom professor.
-Segundo o questionário FELOUZIS as pessoas querem que um professor seja autoritário, que explique com clareza, tenha amor e seja simpático, tenha vários conhecimentos e cultura e que tenha um espirito aberto (são as 5 qualidades mais votadas). Já as representações sociais é algo que não varia assim tanto, “é necessário que saiba fazer-se respeitar”, são conhecimentos e ideias do senso comum, mas a mais importante diferença entre os dois é a de que as expectativas é algo que um professor deve ( e é uma grande quantidade de características)  ter e é algo que cada pessoa quer do professor não é só uma lista de coisas que o professor deve fazer.

7. "(...) os professores mais eficientes são em geral aqueles que acreditam que os alunos podem progredir, aqueles que têm confiança nos alunos. Os mais eficientes são também professores que vêem os alunos como eles são e não como eles deveriam ser".
Final da Entrevista de François Dubet
Relacionando a argumentação de Dubet com a de Mollo, asocialização por antecipação será uma (1) decisão individual ou uma (2) resultante da interacção social? Justifica.
-Cada aluno devia dar o seu melhor na realização das tarefas escolares mas, muitos dos que estudam, se tiram notas mais baixas do que esperavam, ficam tristes consigo mesmos e muitas das vezes os pais ajudam nesse sentimento de culpa, pois não apoiam os filhos como era esperado, mas muitas vezes rebaixam-nos ainda mais, dizendo "devias ter estudado mais!" ou quando tiram boas notas "Essa é a tua obrigação!".

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