quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Interacção social - A desatenção civil

1. “Os brancos no sul dos Estados Unidos eram conhecidos no passado por fixar o olhar nos negros em ambientes públicos, reflectindo uma rejeição dos direitos dos negros de participarem de certas formas ortodoxas da interacção quotidiana com brancos”. (Goffman)
Refere a importância da desatenção civil para que cada um consiga fazer a sua vida.

-"A desatenção civil é o tipo mais básico de compromissos face-a-face envolvidos nos encontros com estranhos da modernidade. Ela envolve não apenas o uso do rosto, mas o emprego subtil da postura e posicionamento corporais que transmitem a mensagem: "você pode confiar que estou sem intenções hostis" — na rua, edifícios públicos, comboio ou autocarro, ou em reuniões cerimoniais, festas ou outras ocasiões. A desatenção civil é confiança como "ruído de fundo" — não como uma colecção fortuita de sons, mas como ritmos sociais cuidadosamente comedidos e controlados.
  A desatenção civil é o processo pelo qual indivíduos que estão no mesmo contexto físico de interacção demonstram ter consciência da presença de outros, sem que sejam ameaçadores ou excessivamente atenciosos."
(Copiado do blog de sociologia)

Para que todos possam fazer a sua vida de forma calma é necessário que todos se aceitem, e que ao passarmos por outras pessoas os aceitemos, e que passemos sem fixar e sem fazer qualquer tipo de barulho ameaçador ou lançar qualquer tipo de olhar. Quando uma pessoa passa por outra que seja estranha para ela é normal que essa pessoa desvie o olhar. Para podermos ler, almoçar, passear, etc. precisamos que a generalidade das pessoas ignore a nossa presença (desatenção civil).

2. Distingue a interaçãofocalizada da não focalizada e apresenta alguns exemplos.

- A interação desfocalizada tem lugar sempre que, num dado contexto os indivíduos mostrem ter consciência mútua da presença dos outros. Isto acontece habitualmente quando um grande número de pessoas se reúne, seja numa avenida movimentada, num teatro sobrelotado ou numa festa. Quando indivíduos estão na presença uns dos outros, mesmo que não falem entre si, mantêm uma constante comunicação não verbal, através da sua postura corporal, facial e gestual enquanto que a interação focalizada ocorre quando os indivíduos prestam uma atenção direta ao que o outro diz ou faz. Goffman chamaencontro à unidade de interação focalizada. Grande parte da nossa vida quotidiana consiste em encontros com outros indivíduos – familiares, amigos e colegas.


3. Refere a importância do corpo:
a) num contexto normal (de norma) de interacção, explicitando o conceito de estigma (*);
-Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais que vão contra normas culturais. Estigmas sociais frequentemente levam à marginalização.
Por vezes através do corpo, através de sinais corporais podemos transmitir sinais violência, ou sinais de algo extraordinário. Esses sinais antigamente podiam ser transmitidos através de marcas no corpo ou peças de roupa.


b) imaginando um contexto de speed dating. (**)
-Num contexto de speed dating é importante o nosso corpo, a impressão com que a outra pessoa fica de nós. Se estamos mal apresentados, não estamos no ideal de beleza dessa pessoa então seremos excluídos, mas se tivermos no ideal de beleza da pessoal possivelmente seremos escolhidos.

4. Justifica a diferença quando se encontram no elevador estranhos vs. amigos.
-Se uma pessoa quando entra num elevador se encontrar com um amigo, poderá ficar animado, e ir falando com ele e olhando para esse amigo, enquanto que se uma pessoa entrar num elevador onde esteja um estranho, essa pessoa poderá apenas "cumprimentar" (com bom dia por exemplo) e de seguida desviar o olhar para não ser "agressivo" com esse desconhecido, não criando conflitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário