quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ordem social e controlo social

2. Mostra com dois exemplos do teu quotidiano que “todos nós tanto desrespeitamos regras como as seguimos, assim como também todos somos criadores de regras”.
 -Uma das regras que muita gente não cumpre é a de atravessar uma passadeira apenas quando o sinal está verde, que mesmo estando vermelho, as pessoas passam como não estivesse lá um semáforo.
-Outra regra que não seguimos é a parar num sinal de stop quando se circula de carro, que muita gente ignora completamente.

4. Mostra que indivíduos habitualmente conformistas, podem assumir comportamentos tidos por desviantes em situações extremas.
-Normalmente indivíduos conformistas aceitam vários comportamentos tidos por terceiros, situações criadas por terceiros ou regras impostas quando por vezes não concordam com elas. Como no exemplo dado pelo professor de sociologia, Jodie Foster no filme “Estranha em mim” era um cidadã conformista, entre outras características, que quando o seu namorado foi assassinado ao saber que a justiça não seria feita resolveu ser ela mesma a faze-la, deixando assim se der uma pessoa conformista e foi levada a ter um comportamento desviante nesta situação extrema.

6. Comenta a importância relativa dos grupos apresentados no controlo social em meios rurais relativamente aos centros urbanos. 
-No espaço rural dá-se mais importancia à igreja por isso o estado não terá um papel tão importante como nos centros urbanos. Já em relação à família dá-se a mesma importancia independentemente do sitio onde vivemos, a marginalidade à uma maior percentagem na cidade. E em relação à comunidade dá-se mais importancia na cidade, porque no meio rural todos se conhecem e há um mais à vontade ao contrário da cidade que somos todos desconhecidos e há que manter uma certa imagem/aparencia.

7. Comenta a violência do controlo social em MATRIX.
-Matrix é como se fosse um servidor de computador, um mundo virtual em que a pessoa "controla a sua vida apenas com a imaginação" e onde é possível voar e tele-transportação através de uma chamada telefónica. Nesse mundo a violência seria muito fácil, se imaginasse-mos conseguiria-mos, apenas com a imaginação.


8. Dá dois exemplos de:
a) Sanções físicas positivas-
Prisões, residência vigiada

b) Sanções físicas negativas- Execução de membros ( por exemplo num gangue), banimento

c) Sanções económicas positivas- indemnização de prejuízos, proibição do comércio

d) Sanções económicas negativas- multas, congelamento de contas bancárias

e) Sanções religiosas positivas- penitencia, excomunhão

f) Sanções religiosas negativas- perda dos méritos, ameaça da condenação eterna e da não-ressurreição

g) Sanções formais- pena de prisão ordenada por uma autoridade da Justiça, sanções externas impostas pelo governo para impedir o estabelecimento do caos ou anomia na sociedade

h) Sanções informais- Um nariz partido, fracturas nas costelas e ferimentos faciais, internalização dos valores e normas através de um processo conhecido como socialização

Sem comentários:

Enviar um comentário