segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ambiente – riscos e incertezas

1. Refere as consequências ambientais da manutenção dos padrões de consumo.
-Os padrões de consumo dos dias de hoje são muito diferentes dos padrões de consumo de à alguns anos atrás em que as pessoas apenas produziam o que necessitavam, e na maior parte das vezes não mais do que isso.
Os padrões de hoje em dia são de produzir em larga escala para vender e fazer muito lucro com isso, mas esquecem-se que um dia isso terá um fim, e provavelmente deixarão de ter matéria prima para continuar a produzir.
As indústrias têm também contribuído e muito para os niveis de poluição do planeta, que tem levado ao aquecimento global, e, se assim continuar, o verão passará a ser muito quente e o inverno muito frio, que trará derivados problemas como a seca.



2. Justifica de entre as reacções adaptativas referidas, qual a que te parece congruente com a luta preservação da Humanidade na Terra.

-Das quatro reações adaptativas dadas por Giddens a mais apropriada para com a luta da preservação da humanidade na Terra seria a IV (Activismo radical – Atitude de contestação prática às fontes de perigo identificadas). Das quatro está é a única em que as pessoas fazem alguma coisa, ou pelo menos tentam ao identificar as fontes de perigo para a humanidade e contestar a sua utilização, manifestar para que tal deixe de ser prejudicial para a humanidade. Enquanto que não pensar na catástrofe ecológica não vai ajudar, acreditar que alguém há de fazer alguma coisa, que alguém vai inventar algo também não ajuda e viver com a ideia de que é melhor é aproveitar o dia de hoje e que depois pensa-se no dia de amanhã também não é bom, porque temos de pensar no futuro, pensar a longo a prazo. Temos de pensar no problema para o tentar resolver, porque temos de preservar a humanidade para que esta e a gerações que estão para vir possam viver tão bem ou ainda melhor do que nós.


3. Problematiza a sociedade do risco e incerteza, tendo em consideração a diferente apetência dos grupos sociais pela informação.Numa sociedade tanto existem pessoas que acreditam que correm riscos, como há pessoas que não se preocupam com isso, um exemplo são as catástrofes naturais, em que muita gente acredita que corre riscos, mas a maioria da população nem sequer pensa nisso, pois é um acontecimento incerto e que em muitas localizações do globo é pouco provável de virem a acontecer, embora haja localizações onde este tipo de acontecimentos é bastante frequente.


Sem comentários:

Enviar um comentário