segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Representação do nativo digital

1. Comente o distanciamento entre as expectativas dos alunos e as exigências dos professores, utilizando as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais (Marc Prensky).
-Os estudantes são os nativos digitais e os professores os imigrantes digitais, os nativos quando necessitam de informação preferem ver múltiplas fontes, já os professores preferem menos fontes de informação mas de forma mais controlada. Ou quando os nativos precisam de aprender preferem "just-in-time" aprender em cima da hora, apenas quando precisam, já os imigrantes preferem aprender "just-in-case", mais vale prevenir do que remediar, caso seja necessário.

2. Observe como algumas das ideias que utilizou na questão anterior, não passam de mitos, segundo o Relatório da EU KIDS ONLINE. Refira alguns destes mitos. 
-Exemplos de esses mitos são: hoje em dia conhecemos muita gente na internet e essas pessoas são estranhos. Supostamente com menos de 13 anos não se deve utilizar as redes sociais mas utilizam na mesma.

3. Refira o papel da estatística na construção do conhecimento científico. 
-O conhecimento cientifico é feito com factos e para esses factos é preciso dados e usa-se esses dados para fazer estatísticas que nos mostram de uma maneira mais fácil esses dados e relacionam-os.

4. Verifique que as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais, apesar de poderem conduzir a alguns erros, têm interesse, particularmente porque ajudam a compreender a realidade e a formular hipóteses, a testar posteriomente. 
-A dizer que os estudantes são "nativos" dá a entender que eles são dá geração da tecnologia, é como se já nascessem adaptados a tal, já os professores são os imigrantes, são os "velhos", é como se tivessem a chegar de fora, estão a começar a adaptar-se a esta era e a começar a aprender. Desta forma é mais fácil compreender a realidade em que estamos.

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