quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Rankings de Escolas

1. Considera a classificação de exame um indicador pobre do trabalho dos alunos?
-Sim, pois os alunos são avaliados apenas pelos seus conhecimentos, e nunca são avaliados nas suas atitudes e trabalhos realizados.

2. Comente a relação entre as médias de exame e a geografia. O local onde as pessoas residem dependente do seu poder de compra, reflectindo-se nas classificações escolares (observe o mapa).
-As notas de exames são mais elevadas no litoral do que no interior, onde as notas são na sua média negativas.

3. Comente a lógica implícita no cálculo das escolas com notas de curso e de exame mais coerentes ou mais divergenteshttp://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2058683&page=-1
-Nas zonas onde as notas parecem ser mais coerentes, á uma ideia de que o professor deu a nota indicada ao aluno, e que o aluno mereceu essa nota e não outra, mas nas zonas onde as notas são mais divergentes, á a ideia de que o professor favoreceu o aluno para o exame não o prejudicar tanto, ou apenas lhe deu uma nota errada porque não o soube avaliar perante os conhecimentos do aluno.

4. Cláudia Sarrico refere que origem socioeconómica tem um efeito mais severo a Matemática que em Português. Porque será?
-Os exames de matemática e português teem matéria acomulativa, ou seja, não é apenas a matéria do 12º ano, mas sim dos 3 anos consecutivos, e se um aluno tem um "desvio" na sua aprendizagem do 10º ou 11º ano isto irá refletir-se no exame que irá saír com essa matéria.
A origem socioeconómica influência, pois quem teve dificuldades antes, continuará a te-las no ano que vem...

5. Do ponto de vista de Cláudia Sarrico não faz sentido criarrankings com base nas notas dos exames. Tente explicar porque é que os jornais não seguem o conselho da especialista.
-Os jornais continuarão a publicar o ranking com base nas notas de exames, pois é a maneira mais facil para a população "intender" ou "avaliar" as escolas/alunos.
Isto não faz sentido, pois um aluno não devia ser avaliado apenas pela nota de exame, mas sim pelas notas de exames e pelo seu comportamento perante as aulas.

6. Refira efeitos perversos dos rankings de escolas.
-Um desses efeitos é pela razão de ter havido uma grande diferença entre a CIF e a CE dessa forma para diminuir a diferença aumentaram a cotação dos testes(os testes começaram a valer mais). Outro efeito é o de os alunos mais fracos são mais prejudicados pelo ranking de escolas.

7. Que interesse tem a imagem que só mostra as escolas do Concelho de Sintra?
-A vantagem de ser apenas do concelho de Sintra é de ter uma certa homogeneidade, assim não haverá uma diferença tão grande entre as notas.


8. Enquadre este tipo de análises nas perspectivas sociológicas estudadas.

-Esta tipo de análise enquadra-se na perspetiva de durkheim, o positivismo.

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